12 de junho de 2017

Benefícios da Hortelã

A hortelã é uma erva popular e tem vários benefícios que incluem uma melhor digestão, perda de peso, alívio de náuseas, depressão, fadiga, dor de cabeça, tratamento de asma, perda de memória e problemas na pele.

Hortelã também é muito conhecida como “menta” e podemos encontrá-la em diversos produtos como balas, chicletes, cremes dentais, entre outros, e provavelmente você ingere mais hortelã do que pensa.

O uso da hortelã é muito benéfico para o nosso corpo, e poucos sabem, mas as simples folhas de hortelã podem trazer diversos benefícios para a saúde, e você conhece alguns deles abaixo:

Benefícios da hortelã para a saúde:

Digestão: A hortelã pode ser consumida na forma de chás, ou até mesmo mascando duas folhas, o que é extremamente benéfico para a digestão e para a limpeza do organismo em geral, onde tomar um pouco de chá de hortelã após as refeições é até mesmo uma prática comum em todo o mundo.

Além de ajudar na digestão, a hortelã também consegue aliviar o estômago em casos de inflamações, e ajuda até mesmo a trazer um maior bem-estar quando sentimos náuseas, inclusive ajuda nas pessoas que tem diabetes.

O que acontece em relação a digestão, é que o aroma da erva ativa as glândulas salivares em nossa boca, e essas glândulas secretam enzimas digestivas, facilitando assim a digestão.

Esses atributos são amplamente utilizados nas artes culinárias, e grande parte do mundo ocidental inclui a hortelã como aperitivos ou um elemento de limpeza de palato, podendo também ser ingerida antes do prato principal.

Náuseas e cefaleia: As folhas de hortelã, especialmente folhas frescas e recém-esmagadas podem ajudar bastante no combate as náuseas e dores de cabeça. Mais uma vez, o aroma forte e refrescante da hortelã se torna um remédio rápido e eficaz para náuseas.

Já em relação as dores de cabeça, é comum o uso de óleos a base de hortelã serem utilizados para melhorar essas dores, onde é necessário esfregar esse óleo na testa e no nariz, o que promoverá um rápido alívio das dores.

Isso acontece porque a hortelã é uma substância naturalmente calmante, podendo então aliviar as inflamações e aumento de temperatura que muitas vezes estão associadas a dores de cabeça e enxaquecas.

Distúrbios respiratórios e tosse: O aroma forte da hortelã é muito eficaz para eliminar o congestionamento do nariz, garganta, brônquios e pulmões, o que dá alívio em casos de distúrbios respiratórios que muitas vezes são resultados de asma ou de um resfriado comum.

O uso da hortelã pode ser capaz de acalmar a garganta, nariz e outros canais respiratórios, em poucos minutos, aliviando a irritação que provoca a tosse crônica, por exemplo.

Esta é a principal razão por que muitos remédios para tosse têm em sua base a hortelã, assim como muitas balas que prometem ter o mesmo efeito –e realmente tem- como a bala halls. Ao contrário dos inaladores que são baseados em aerossóis, os remédios que contém hortelã como o componente fundamental tendem a ser mais eficazes e eco-friendly.

Asma: Utilizar a hortelã regularmente pode trazer muitos benefícios a pessoas que sofrem com a asma, uma vez que a erva é capaz de aliviar a congestão e serve também como relaxante.

Amamentação: Para muitas mulheres, a amamentação é uma das partes mais bonitas de se ter um filho, porém, esse momento também pode danificar seriamente seus seios e mamilos. Estudos têm demonstrado que o óleo de hortelã pode reduzir as rachaduras do mamilo e as dores que tão frequentemente acompanham a amamentação.

Depressão e Fadiga: A hortelã é um estimulante natural, e seu aroma sozinho pode ser suficiente para recarregar suas baterias e deixar o seu cérebro a funcionando em um nível elevado novamente. Se você está se sentindo lento, ansioso, deprimido, ou simplesmente exausto, a hortelã e seus derivados podem ajudar.

A hortelã poderá ser ingerida, aplicada sob a pele em forma de óleo, ou inalada como vapor, e todas essas técnicas irão ajudar você a ter mais energia. Uma boa técnica para se conseguir bons resultados de uma maneira fácil é colocar algumas gotas de óleo essencial de hortelã em seu travesseiro à noite e deixá-lo trabalhar em seu corpo e mente enquanto você dorme.

Cuidados com a pele e espinhas: Embora o óleo de hortelã seja um bom material antisséptico, é no suco de hortelã que encontramos um excelente limpador de pele.

O suco de hortelã é capaz de acalmar a pele e ajudar a curar infecções e coceira. Além de ser uma boa maneira de reduzir as espinhas, o suco de hortelã pode até mesmo aliviar alguns dos sintomas da acne.

Suas propriedades anti-pruriginosas podem ser utilizadas para tratar picadas de insetos como as de mosquitos, abelhas e vespas, por exemplo. A sensação de alívio irá diminuir a vontade de coçar as feridas, e a natureza anti-inflamatória da hortelã vai acabar com o inchaço.

Perda de memória: Um estudo recente explorou os efeitos que a hortelã tem sobre o estado de alerta e função cognitiva, e descobriu que as pessoas que frequentemente mascam chicletes de hortelã tinham níveis mais elevados de retenção de memória e alerta mental do que aquelas que não.

Com as qualidades estimulantes da hortelã, é uma boa pedida mascar mais chicletes ou mesmo as folhas de hortelã para colher seus benefícios.

Perda de peso: Além de todos os outros benefícios de saúde que a hortelã traz, ela também pode ajudar em seus esforços para perder peso de uma maneira saudável! A hortelã é um estimulante mental, mas também estimula as enzimas digestivas que absorvem nutrientes dos alimentos e consomem gordura, transformando-a em energia utilizável.

Portanto, adicionando hortelã à sua dieta, você estará aumentando a quantidade de gordura que está sendo consumida e colocada em uso ao invés de ser armazenada e contribuir para o ganho de peso.

Alergias e Rinite: Milhões de pessoas no mundo sofrem com alergias e rinite, e esse mal também pode ser diminuído com a ajuda da hortelã. Os extratos de folhas de hortelã são capazes de inibir a liberação de certos produtos químicos que agravam os sintomas nasais que estão associados com a rinite e outras alergias.

Higiene bucal: A higiene bucal, é claro, é um dos benefícios da hortelã, uma vez que a grande maioria dos cremes dentais utiliza seu extrato como base. O que acontece com a hortelã é que ela é capaz de combater os germes bucais e seu aroma trabalha o nosso hálito.

Por fim, a hortelã é uma das ervas mais populares do mundo e isso não é para menos, uma vez que ela é capaz de trazer inúmeros benéficos a nossa saúde e ainda traz consigo um sabor muito agradável.

Guest Post enviado por Matheus Bertolluci

2 comentários
Postado por: Autor Convidado
tags: .

2 Comentários no post "Benefícios da Hortelã"