Crianças são cheias de imaginação, energia e vontade de brincar e descobrir coisas novas. Por isso, a cozinha é um dos espaços que mais chama a atenção dos pequenos: ela é cheia de eletrodomésticos, utensílios, acessórios, recipientes, móveis… Enfim, é um espaço repleto de coisas que acabam aguçando a imaginação e a curiosidade de uma criança.
Como isso tudo representa uma série de perigos, muitos pais evitam que seus filhos tenham acesso à cozinha. Para você não ter que tomar essa medida drástica e poder dividir o espaço da cozinha com os pequenos, ajudando-os a descobrir a culinária aos poucos. Confira algumas dicas de como tornar esse cômodo mais seguro.
Cuidados com utensílios
Um dos principais causadores de acidentes envolvendo crianças na cozinha é o fácil acesso que elas podem ter a objetos pontiagudos, afiados ou com superfícies que machucam (como uma panela quente ou um processador de alimento, por exemplo). Mantenha talheres – até mesmo aquelas facas menos afiadas – longe do alcance das crianças, guardados em armários altos ou em gavetas que possuam travas. O mesmo vale para jarros de vidro, panelas, recipientes grandes/pesados que armazenam ingredientes, sacos plásticos (por apresentarem risco de sufocação), entre outros.
Quando usar esses utensílios ao cozinhar, tenha cuidado para não deixá-los na beirada da pia, da mesa e principalmente do fogão. O fogão, aliás, por motivos óbvios traz cuidados extras: ao cozinhar, dê preferência para as bocas de trás e deixe os cabos das panelas sempre virados para dentro. Outros eletrodomésticos, como a geladeira e o forno (seja ele acoplado ao fogão ou não) também se tornam mais seguros se tiverem uma trava que impeça que uma criança abra suas portas com facilidade.
Cuidados com o ambiente
Além de utensílios e eletrodomésticos, outros elementos da cozinha e até da decoração podem parecer inofensivos, mas têm potencial para causar acidentes. A toalha de mesa, por exemplo, deve ser evitada, já que com um puxão o seu filho pode acabar virando todo o conteúdo da mesa em cima de si. Também não deixe cadeiras, banquinhos e mesas baixas próximas aos armários e ao fogão – assim as crianças não terão como subir na cadeira para mexer em talheres ou panelas, por exemplo.

Outras dicas bem práticas e fáceis podem evitar acidentes:
Mantenha o chão da cozinha sempre bem sequinho ou utilize antiderrapantes, que evitam tombos caso as crianças resolvam brincar de maratona na cozinha.
Deixe a lata de lixo sempre muito bem fechada e fora do alcance das crianças.
Mantenha fósforos e acendedores automáticos longe da vista (e do alcance) dos pequenos.
Não armazene produtos de limpeza na cozinha. Caso você precise deixá-los na cozinha, guarde-os em armários altos e nunca dentro de embalagens velhas de alimentos – isso pode confundir não apenas as crianças, mas também adultos.

Dica extra:
Como já dito antes, crianças são super agitadas, curiosas, inventivas e cheias de energia. Por isso, elas tendem a ficar bem interessadas na cozinha, que é repleta de coisas que chamam a atenção dos pequenos. Uma forma positiva de aproveitar esse interesse é ter uma porta de algum armário baixo reservada para a criança, e nela guardar alguns itens como peneiras, colheres, embalagens vazias e potes para a criança brincar.
Assim você estimula a criatividade da criança e pode até passar um tempinho a mais com ela enquanto cozinha. Com o tempo, vá adicionando novos itens – mas lembre-se de somente escolher objetos inofensivos para o cantinho da criança, e lhe ensine sempre sobre os perigos que a cozinha oferece.
*Este é um Guest Post elaborado por Rogério Fonseca da Tibério Construtoras
17 Comentários
Amei as dicas!
Super Importante tomar esses cuidados com a criançada !
Beijinhos :*
http://www.estiloaqualquercusto.com
Bem legal essas dicas para evitar acidentes com os filhos.
Bjus
Jaque
http://www.quebreiaregra.com.br
Dicas de segurança são ótimos para quem tem pequenos em casa.
Adorei!
Beijos
Descolada Urbana
òtimas dicas amiga, essa do cabo pra fora do fogão é uma que vale pra todo mundo, isso é um perigooo.
Parabéns pelo post.
Beijos
http://www.jackiesworld.com.br
Felizmente nunca tive acidentes com os filhos na cozinhas, mas sei de casos horripilantes.
Prevenir é sempre o melhor caminho.
Otimas dicas que voce deu. Quando minha sobrinha era pequena, ela queimou feio a mão na panela de pressão. Foi terrível!
beijos!
Adorei as dias, são bem úteis até para os grandinhos desastrados, como eu! hahaa
Com crianças todo cuidado é pouco! Muito melhor pecar pelo excesso do exagero…
Beijos
Blog|Canal
Besha eu fiz tanta coisa na época da Gi pequena que eu acho que blindei a cozinha e gente nem conseguia pegar as coisas. Se eu tivesse lido esse post lá atrás não precisa me desgastar tanto.
Tá bom o post? Tá ótimo.
Fico feliz que tenha curtido. A gente protege tanto, as vezes tem é preciso muito.
Oie.
Eu acho super importante manter a criança fora da cozinha, não acho legal deixar brincar com panela e qualquer utensílio de cozinha. Pois a criança vai pensar que é brinquedo e pode causar algum ferimento. Panela no fogão só com o cabo virado para a parte do centro e nunca pr fora pr não correr o risco de acidente, morro de medo.
Beijos
http://www.beabadabeleza.com.br
Eu morro de medo de acidentes domésticos aqui em casa , principalmente com panelas quentes , meus filhos já estão ficando grandinhos mais mesmo assim tomo alguns cuidados!
Beijos!
Aqui eu sigo exatamente essa dica: tenho uns plásticos, peneiras e utensilios inofensivos que os pequenos podem manusear e brincar. E estimulo que usem corretamente as coisas, gosto que se sintam úteis e familiarizados com tudo desde pequeninos.
Mas não sou doida e tomo todos os cuidados, quando tem coisa no fogo ou no forno evito ao máximo ter eles por perto, por que sabemos bem que com criança é só pensar e piscar e pode dar ruim né?
Adorei o post, Nique!
Beijos
Olá!
Adorei as dicas!
Acho que aqui no Brasil temos um pouco da cultura de evitar com que as crianças fiquem na cozinha, claro que existe o medo de algo acontecer, mas com as dicas que você deu, acho difícil algo dar errado. A minha sobrinha tem 5 anos, mora em Londres, e na escola ela aprende a cozinhar pãozinha, mini pizzas e coisinhas assim =] Eu acho ótimo a criança participar desde de cedo no preparo do seu alimento. Bjs.
Que interessante né? Aos poucos estou colocando a galerinha na cozinha, mas sempre alertando sobre os cuidados.
Dicas super válidas!!! Adorei o post vou mandar pra minha irmã o link por causa da minha sobrinha
Bjs
É preciso ter muito cuidado, Ben não se aproxima do fogão porque tem medo.
Mas gosta de ajudar e saber o que estou fazendo. Sempre chamo ele pra fazer um lanchinho. Ele pergunta tudo, o que é isso, pra que serve, curioso. kkk
Gostei das dicas, valiosas.
Bjão
http://www.jeanecarneiro.com.br