Os pais de uma forma geral, vivem achando que os filhos devem estar estudando e lendo desenfreadamente, achando que assim conseguirão passar nas provas, seja do primário até de um concurso público, vestibular ou mesmo na universidade. Mas, o que você precisa saber é que, de nada adianta incentivar seu filho à se matar de estudar horas e noites seguidas, se a sua saúde física e as emoções não estivem equilibradas. Eles somente poderão dar o seu melhor na concentração e seu foco se o seu emocional estiver bem. Quando há algo que não vai bem em nosso corpo, tudo fica desequilibrado, prejudicando até os estudos.
E se tudo fica desequilibrado, o corpo sente e pode fazer com que tenha algumas complicações como tensões, dores, mal estar, podendo gerar até alguma doença. Com toda certeza, estudar ao máximo é fundamental para as crianças e jovens se desenvolverem, porém é importante estar com a saúde corporal e emocional no mesmo nível de seus estudos. Então para enfrentar a maratona de estudos você precisa ajudá-los a estar preparados e de bem com a mente e com o corpo. Para isto ser mais claro para você, listamos abaixo uma relação de dicas que podem fazer toda a diferença para eles.
Cuidando da Mente e do Corpo
Não pense que cuidar do corpo e da mente é algo muito complexo e quase impossível. A prática consiste em somente manter dois hábitos simples e básicos: Alimentação saudável e Exercícios físicos. Isso mesmo! Claro que exige uma certa disciplina na prática, mas não é nada que sua força de vontade não e exemplo não incentivem eles a fazer o mesmo.
Adote por um tempo esses dois hábitos e verá como será benéfico para o funcionamento do físico, incluindo o mental e o emocional também. Há outros fatores que geram a dificuldade no aprendizado do estudante. A indicação de métodos de estudo corretos é importante para que suas dificuldades sejam eliminadas e sanadas em pouco tempo. Vamos aprender um pouco sobre esses métodos e quais estratégias poderão ajudar a melhorar o foco e concentração nos estudos dos seus filhos.
Estratégia – Ajude a Elaborar a grade de estudos e priorizar o local.
Se você não consegue elaborar sozinha uma grade de estudos completa, escalando prioridades, peça conselhos e o auxílio dos educadores como orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e professores. A participação dos pais nesta hora é primordial, pois deverão expor quais os melhores horários para praticar o estudo e manifestar o que mais o aluno tem dificuldade em fazer em casa. Extremamente importante manter um local para estudar. Não deixe que haja barulho, objetos estimulantes que podem tirar facilmente o foco e evite ao máximo manter celular ou outro aparelho por perto durante este tempo, pois sempre perturbam a atenção.
Método – Técnicas que otimizam os estudos.
Existem pessoas que possuem dificuldade no aprendizado, mas, mesmo assim, com o auxílio de medicamentos (no caso de uma doença) ou ajuda de um educador, consegue estudar e aprender. Por isso existem métodos de estudos, para otimizar o aprendizado. O importante é criar um método de estudo próprio para seu filho, que lhe traga resultados e também você possa mudá-lo, assim que os resultados não estejam sendo atingidos. Crie um método eficiente que faça com que a vida escolar seja mais proveitosa e estarem prontos para sua futura vida profissional. Faça testes com métodos variados até encontrar o melhor para eles. Veja alguns exemplos de métodos:
Estudar fazendo um resumo;
Grifar as principais ideias;
Ler o texto do estudo em voz alta;
Fazer uma releitura do estudo;
Consultar várias fontes sobre o mesmo tema do estudo e comparar;
Faça perguntas para eles sobre o assunto do estudo;
O importante é ajudá-los a estudar e saber que cada pessoa tem seu método pessoal de estudo, por isso tenha sempre o desejo de ajudá-los quando precisarem. Lembrando sempre em manter a saúde deles em dia, praticando atividades físicas e comendo alimentos saudáveis para que o corpo esteja sempre em harmonia com a mente.
10 Comentários
Eu gostei muito do post. Eu sou muito exigente, por isso tenho que ficar me policiando para não sobrecarregar minhas filhas. Vou seguir as dicas.
Beijos
Uma criança, disposta, saudável e estimulada terá mais facilidade para aprender, na hora de estudar. Existem técnicas que ajudam a despertar o interesse pela aprendizagem e cada um encontra uma forma que lhes atenda melhor.
http://quadrofeminino.com/
O meu filho esta entrando na fase da alfabetização agora, por eu ler muito ele sente a necessidade de aprender rápido as vezes eu falo para ele que é devagarzinho que vai aprendendo aos poucos e ele se sente frustrado por ler devagar ou se enrolar nas palavras.
Vou usar alguns desses métodos e ver se funciona ajuda é sempre bem vinda.
É realmente maravilhoso fazer tudo isso.. Adorei as dicas!
Blog: http://www.iathilamarques.com.br/
Instagram: instagram.com/iathilamarques
Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques
Oie, tudo bem? É muito importante cuidar da disciplina das crianças, ainda mais em relação aos estudos. Se não tiver acompanhamento dos pais eles acabam não estudando e nem fazendo as tarefas do dia a dia. Gostei do post. Beijos, Érika ^-^
Adorei as dicas
assim facilita para os filhos e para nós pais
amei
bjs
Organizar os a hora, o local e a forma dos estudos dos nossos filhos é muito importante e necessário para eles e para nós pais também.
Muito bom post !!!
besitos
http://www.blogmeamarro.com
Que bacana essas dicas!
Você sempre trazendo assuntos interessantes por aqui né?
Parabéns!!
Beijos Fê
Adorei o post, com certeza irei consulta-lo novamente.
Bjão Nique
ótimas dicas…. a saúde dos filhos realmente é algo fundamental para que eles tenham bom desempenho na escola. Amei seu blog!