14 de julho de 2016

Cuidar bem da saúde dos filhos influencia nos estudos

33- imagem saude e estudos

Os pais de uma forma geral, vivem achando que os filhos devem estar estudando e lendo desenfreadamente, achando que assim conseguirão passar nas provas, seja do primário até de um concurso público, vestibular ou mesmo na universidade. Mas, o que você precisa saber é que, de nada adianta incentivar seu filho à se matar de estudar horas e noites seguidas, se a sua saúde física e as emoções não estivem equilibradas. Eles somente poderão dar o seu melhor na concentração e seu foco se o seu emocional estiver bem. Quando há algo que não vai bem em nosso corpo, tudo fica desequilibrado, prejudicando até os estudos.

E se tudo fica desequilibrado, o corpo sente e pode fazer com que tenha algumas complicações como tensões, dores, mal estar, podendo gerar até alguma doença. Com toda certeza, estudar ao máximo é fundamental para as crianças e jovens se desenvolverem, porém é importante estar com a saúde corporal e emocional no mesmo nível de seus estudos. Então para enfrentar a maratona de estudos você precisa ajudá-los a estar preparados e de bem com a mente e com o corpo. Para isto ser mais claro para você, listamos abaixo uma relação de dicas que podem fazer toda a diferença para eles.

Cuidando da Mente e do Corpo

Não pense que cuidar do corpo e da mente é algo muito complexo e quase impossível. A prática consiste em somente manter dois hábitos simples e básicos: Alimentação saudável e Exercícios físicos. Isso mesmo! Claro que exige uma certa disciplina na prática, mas não é nada que sua força de vontade não e exemplo não incentivem eles a fazer o mesmo.

Adote por um tempo esses dois hábitos e verá como será benéfico para o funcionamento do físico, incluindo o mental e o emocional também. Há outros fatores que geram a dificuldade no aprendizado do estudante. A indicação de métodos de estudo corretos é importante para que suas dificuldades sejam eliminadas e sanadas em pouco tempo. Vamos aprender um pouco sobre esses métodos e quais estratégias poderão ajudar a melhorar o foco e concentração nos estudos dos seus filhos.

 Estratégia – Ajude a Elaborar a grade de estudos e priorizar o local.

Se você não consegue elaborar sozinha uma grade de estudos completa, escalando prioridades, peça conselhos e o auxílio dos educadores como orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e professores. A participação dos pais nesta hora é primordial, pois deverão expor quais os melhores horários para praticar o estudo e manifestar o que mais o aluno tem dificuldade em fazer em casa. Extremamente importante manter um local para estudar. Não deixe que haja barulho, objetos estimulantes que podem tirar facilmente o foco e evite ao máximo manter celular ou outro  aparelho por perto durante este tempo, pois sempre perturbam a atenção.

 Método – Técnicas que otimizam os estudos.

Existem pessoas que possuem dificuldade no aprendizado, mas, mesmo assim, com o auxílio de medicamentos (no caso de uma doença) ou ajuda de um educador, consegue estudar e aprender. Por isso existem métodos de estudos, para otimizar o aprendizado. O importante é criar um método de estudo próprio para seu filho, que lhe traga resultados e também você possa mudá-lo, assim que os resultados não estejam sendo atingidos. Crie um método eficiente que faça com que a vida escolar seja mais proveitosa e estarem prontos para sua futura vida profissional. Faça testes com métodos variados até encontrar o melhor para eles. Veja alguns exemplos de métodos:

 Estudar fazendo um resumo;
 Grifar as principais ideias;
 Ler o texto do estudo em voz alta;
 Fazer uma releitura do estudo;
 Consultar várias fontes sobre o mesmo tema do estudo e comparar;
 Faça perguntas para eles sobre o assunto do estudo;

O importante é ajudá-los a estudar e saber que cada pessoa tem seu método pessoal de estudo, por isso tenha sempre o desejo de ajudá-los quando precisarem. Lembrando sempre em manter a saúde deles em dia, praticando atividades físicas e comendo alimentos saudáveis para que o corpo esteja sempre em harmonia com a mente.

9 comentários
Postado por: Autor Convidado
tags: .

9 Comentários no post "Cuidar bem da saúde dos filhos influencia nos estudos"

    • Baú das Resenhas

      postado em: 14-07-2016 # 18:34 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 76 comentários.

      Eu gostei muito do post. Eu sou muito exigente, por isso tenho que ficar me policiando para não sobrecarregar minhas filhas. Vou seguir as dicas.
      Beijos

      responder?

    • Quadro Feminino

      postado em: 14-07-2016 # 20:36 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 61 comentários.

      Uma criança, disposta, saudável e estimulada terá mais facilidade para aprender, na hora de estudar. Existem técnicas que ajudam a despertar o interesse pela aprendizagem e cada um encontra uma forma que lhes atenda melhor.
      http://quadrofeminino.com/

      responder?

    • Mary Reis

      postado em: 15-07-2016 # 10:23 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 20 comentários.

      O meu filho esta entrando na fase da alfabetização agora, por eu ler muito ele sente a necessidade de aprender rápido as vezes eu falo para ele que é devagarzinho que vai aprendendo aos poucos e ele se sente frustrado por ler devagar ou se enrolar nas palavras.
      Vou usar alguns desses métodos e ver se funciona ajuda é sempre bem vinda.

      responder?

    • Iathila Marques

      postado em: 15-07-2016 # 20:55 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 62 comentários.

      É realmente maravilhoso fazer tudo isso.. Adorei as dicas!

      Blog: http://www.iathilamarques.com.br/
      Instagram: instagram.com/iathilamarques
      Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

      responder?

    • Erika

      postado em: 15-07-2016 # 21:31 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 46 comentários.

      Oie, tudo bem? É muito importante cuidar da disciplina das crianças, ainda mais em relação aos estudos. Se não tiver acompanhamento dos pais eles acabam não estudando e nem fazendo as tarefas do dia a dia. Gostei do post. Beijos, Érika ^-^

      responder?

    • Thelma Priscilla Dominguês

      postado em: 16-07-2016 # 18:21 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 83 comentários.

      Adorei as dicas
      assim facilita para os filhos e para nós pais
      amei
      bjs

      responder?

    • Iara Netto

      postado em: 18-07-2016 # 11:04 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 208 comentários.

      Organizar os a hora, o local e a forma dos estudos dos nossos filhos é muito importante e necessário para eles e para nós pais também.
      Muito bom post !!!
      besitos

      http://www.blogmeamarro.com

      responder?

    • Fê Quint

      postado em: 18-07-2016 # 12:39 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 100 comentários.

      Que bacana essas dicas!
      Você sempre trazendo assuntos interessantes por aqui né?
      Parabéns!!

      Beijos Fê

      responder?

    • jeane carneiro

      postado em: 18-07-2016 # 13:02 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 368 comentários.

      Adorei o post, com certeza irei consulta-lo novamente.
      Bjão Nique

      responder?