30 de março de 2017

Curando a má alimentação infantil

Eu ainda era bem jovem quando mamãe dizia “come tudo que tiver no prato para ficar forte”. A maior parte das vezes eu não queria tudo, queria parar por ali, mas ela sempre tinha um argumento irrecusável “sobremesa só depois de comer tudo”. Opa! Pedindo desse jeito como recusar?!

Algum tempo já passou e por ironia do destino eu me tornei especialista em modificação de hábitos alimentares (já te conto mais disso) e, por ser apaixonado por crianças, eu sempre soube que estava na criança a esperança de um mundo melhor. Mas, oras bolas, que mundo melhor será esse se as crianças não se alimentarem melhor? Como podemos cuidar e curar a má alimentação infantil?

Porque se não o fizermos, estaremos deixando nossos meninos a mercê de péssimas escolhas alimentares. E é nesse ponto que o desenvolvimento de hábitos alimentares na educação infantil entra.

Para ser capaz de melhorar a alimentação das crianças, precisamos entender COMO elas passam a gostar de comer o que comem… E então iremos entender PORQUE nossos filhos tem uma má alimentação às vezes. Existem 3 formas de ajudar seu filho a comer bem:

1) Cores. Crianças adoram coisas coloridas. Gostam de pintar com vários lápis diferentes. Já é comprovado que o uso ordenado de muitas cores acessa partes diferentes do nosso cérebro, fazendo assim nossa atenção ficar direcionada a mistura de cores. Por isso celular e aparelhos eletrônicos são tão atrativos, eles mesclam MUITAS CORES.

Use essa estratégia na sua cozinha, faça alimentos vívidos e com cores fortes. Um brócolis verde escuro, um tomate bem vermelho e alguns pimentões amarelos.

2) Pouco a pouco hoje é melhor do que nada amanhã. Não tente fazer seu filho gostar de comer tudo que é saudável de uma vez. Você precisa direcionar o foco e atenção para poucas informações e ir introduzindo os ingredientes pouco a pouco. Isso tem poderosos benefícios, primeiro porque o corpo irá se acostumar com aquele sabor e efeitos de comê-lo, e depois que o contato consistente com algum alimento irá criar um costume, identificação e futuramente um hábito regular.

3) Dê o exemplo. Crianças são esponjas, absorvem TUDO que os adultos fazem. Por isso, a maior parte dos pais precisa aprender a se alimentar melhor antes de exigir o mesmo dos filhos. Eu sei que todos os pais querem o melhor a seus pequenos. Porém, quando minha mãe dizia para eu comer tudo, eu precisava ver que ELA estava comendo tudo, ELA gostava de legumes e verduras. Quando criança, você não sabe o que é certo ou errado. Você apenas observa o que os outros fazem, ou não fazem. E então você copia bons e maus hábitos. Quer o melhor para seu filho? Seja o que deseja que seu filho aprenda. Você pode por exemplo fazer um auto coaching de emagrecimento.

Todas essas 3 estratégias servem para fazer 1 coisa específica e de suma importância: criar poderosos vínculos emocionais com comer bem! Independente da dificuldade que seu filho tenha em se alimentar, você precisa ajudá-lo a criar vínculos emocionais com alimentos saudáveis.

Pelo simples fato de sermos seres emocionais. Nós seguimos nossas emoções porque são elas que guiam nossas escolhas, se você criar boas imagens e sensações sobre comer bem, então terá preparado seu pequeno para uma vida saudável, seu objetivo final.

Lembre-se sempre de dar o exemplo primeiro ok? Essa é a diferença entre o sucesso ou o fracasso em curar a má alimentação infantil, precisamos dar bons exemplos.

Tudo de bom para você e para as pessoas mais importantes da sua vida.

Guest Post desenvolvido por Gil Firme, Desenvolvedor do Curso Alimentação de Excelência

4 comentários
Postado por: Autor Convidado
tags: .

4 Comentários no post "Curando a má alimentação infantil"

    • Minda Silva

      postado em: 02-04-2017 # 09:23 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 67 comentários.

      Eu quando meus filhos eram pequenos também usei dessa estratégia, fazia de tudo para eles comerem os alimentos mais saudáveis, essas tuas dicas são ótimas, é essencial investir na saúde dos nossos pequenos, afinal quem ama cuida!
      Bjs ?
      Minda

      responder?

      Nique • abril 3rd, 2017 # 21:24

      Isso aí! Vamos tentando!

      responder?

    • Jeane Carneiro

      postado em: 03-04-2017 # 18:42 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 408 comentários.

      Aqui é difícil fazer o Ben comer algumas coisas, até porque não tenho o habito de comer também. Essa é a parte ruim, quando os pais também não tem o habito. :/
      Gostei das dicas.
      Bjão Nique

      responder?

      Nique • abril 3rd, 2017 # 21:24

      Pois é, complica mesmo.

      responder?