26 de dezembro de 2016

Decoração Infantil: Inspirações para quarto feminino que fogem do rosa

Quem tem uma filhinha sabe como é importante incentivá-la a ter personalidade, não aceitar padrões impostos e manifestar suas vontades. O problema é que, às vezes, essa preocupação não se reflete no quarto das meninas, que vira e mexe acaba sempre caindo no rosa, a “cor das garotas”. E justamente pensando em evitar isso que nós separamos algumas dicas e inspirações para uma decoração infantil feminina que foge do rosa e, ainda assim, é puro charme. Olha só!

Escute as preferências da sua filha

A primeira dica e, talvez, a mais importante é também uma bem simples: leve em conta os gostos e a personalidade da sua filha. Dessa forma, é possível criar um ambiente que faça-a se sentir acolhida, à vontade e integrada com o restante do lar e da família. Conforme a criança vai crescendo ela começa a desenvolver suas preferências e traços de personalidade. Por isso, é importante conseguir incorporar um pouco disso tudo na decoração do quarto.

Isso não significa que você deve se render a todas as vontades da sua filhota, afinal, o espaço tem que ser funcional e confortável, e não apenas bonito esteticamente. Encontrar o equilíbrio entre tudo isso deve ser o seu objetivo.

Além disso, não é porque o quarto é de uma menina que ele precisa, necessariamente, ser clichê. Garotas podem ter um ambiente como quiserem, com decoração mais moderna, esportiva, geek etc, o importante é que elas se sintam bem e felizes nele.

Pense em cores alternativas

Um dos principais motivos que fizeram o rosa ser durante muito tempo a cor “padrão” para a decoração de um quarto de menina é o fato dela estar ligada a sensações como delicadeza, feminilidade, romantismo e doçura. Embora o rosa possua sim essa identidade, ele não é a única cor que consegue transmitir tudo isso para o ambiente. SE desejarem um espaço mais moderno e diferenciado podem também utilizar outras tonalidades. Confira algumas dicas!

Turquesa

Tendência em quartos femininos que fogem do senso comum (ou seja, do rosa), o azul turquesa confere um ar delicado e estiloso ao ambiente. Além de ser usado em móveis e itens de decoração, pode ser aproveitado como a cor principal. Essa tonalidade fica muito bem com outras complementares, como branco e até mesmo tons claros de rosa, presentes em detalhes como móveis e objetos decorativos. Afinal, azul não é cor apenas de meninos, tanto que possibilita a criação de um visual doce e feminino sem cair na mesmice.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Pistache

O verde pistache é outra cor que vem ganhando popularidade entre as meninas. Ele pode ser utilizado tanto como elemento predominante quanto como cor complementar, imprimindo sensação de modernidade sem deixar de lado aquele toque infantil, essencial em um quarto de criança.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: ReCriare

Laranja e lilás

Uma das melhores alternativas ao rosa é justamente o lilás, uma cor que também tem uma identidade ligada ao delicado e romântico. Você pode criar ambientes bem fofos e femininos ou, apostando em outra estratégia, compor um visual bem moderno e alegre – tudo depende da combinação de cores. Utilizando laranja e lilás, por exemplo, o quarto da sua filha será um ambiente que consegue equilibrar delicadeza com energia e alegria.

Fonte: Blog Lolahome

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Como você já viu, é importante levar em conta a personalidade da sua pequena. Por isso, esse tipo de composição combina melhor com crianças mais agitadas, que desejam ter um quarto que transmita energia, ânimo e criatividade.

Turquesa e vermelho

Essa é mais uma combinação moderna e linda que é perfeita para evitar o tradicional rosa. Bastante ligada ao estilo de decoração romântico, essa mistura também é daquelas super versáteis; você pode ter tanto o turquesa quanto o vermelho como cores principais e a outra como complementar, criando um contraste que enriquece o visual do quarto.

Fonte: Design Trends

Fonte: Pinterest

Se você estiver com medo de que o ambiente fique muito carregado com o vermelho, a dica é optar por tons mais claros e, então, utilizá-lo somente nos itens decorativos (bichinhos de pelúcia, quadros, murais etc).

Verde e laranja

Já se a sua filha quer fugir do visual delicado e meigo, uma boa alternativa é usar a combinação de verde e laranja – seja nas paredes ou nas cores de peças decorativas e móveis. Misturando tons suaves dessas cores, que se dão muito bem, o quarto fica com um ar descolado e especial.

Fonte: Imgur

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Branco

Também tem espaço para uma decoração mais minimalista e discreta, e nesse sentido uma aposta certeira é optar pelo branco – seja predominando por todo o espaço ou, então, combinando com outras cores neutras e de tons pastéis.

Fonte: Pinterest

O branco traz sensação de calma, tranquilidade e harmonia, por isso é uma boa pedida para as garotas que desejam ter um espaço tranquilo. Além disso, essa cor ajuda a aumentar a sensação de amplitude dos ambientes, então é muito bem-vinda em quartos mais compactos.

Use elementos atemporais

Além de escolher as cores do quarto, outras dicas ajudam a compor a decoração e criar um espaço mais criativo e moderno. Procure usar itens que sejam atemporais e que se mantenham interessantes para a sua filha por bastante tempo.

Aposte em quadros, adesivos, porta-retratos, murais e papéis de parede. Isso faz com que você possa renovar a decoração do quarto com facilidade (e sem gastar muito!), conforme sua garota for crescendo – afinal, nesse processo, os interesses dela vão mudando.

Fonte: Pinterest

Não exagere na disposição de móveis

Um erro bastante comum é se deixar levar pela vontade de preencher o quarto com utensílios que tragam personalidade e estilo e, então, dispor uma grande quantidade de móveis no ambiente. Tenha em mente que o quarto é, em sua essência, um espaço de descanso, relaxamento e diversão.

Por isso, é importante que o quarto tenha aqueles itens fundamentais: cama, armário e um espaço para estudo/brincadeiras. Assim você consegue manter a funcionalidade do ambiente e não cria uma decoração sobrecarregada – especialmente no caso de quartos menores.

Fonte: Pinterest

Aposte em nichos e prateleiras

A última dica para uma decoração infantil no quarto de menina que seja moderna e estilosa é ter nichos e prateleiras espalhados pelo ambiente. Isso, além de deixar tudo mais organizado e funcional, ajuda a compor um visual dinâmico, atrativo e aconchegante, já que sua filha pode preencher os espaços com seus objetos decorativos favoritos (porta-retratos, pelúcias, bonecas etc).

 

Fonte: Pinterest

Com essas ideias e sugestões, o quarto da sua menina será muito mais estiloso e cheio de personalidade, fugindo daquele visual rosa básico e repetitivo. E para você ter ainda mais inspirações, confira esse post com dicas de como decorar quarto de menina!

3 comentários
Postado por: Nique
tags: .

3 Comentários no post "Decoração Infantil: Inspirações para quarto feminino que fogem do rosa"

    • Prosa Amiga

      postado em: 28-12-2016 # 00:53 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 77 comentários.

      Que inspirações maravilhosas você compartilhou!
      Achei os quartos lindíssimos, principalmente por sair da mesmices de sempre que quarto de menina tem que ser rosa.
      Parabéns pelas escolhas, fiquei encantada com as inspirações!
      Bjinhos,
      http://www.prosaamiga.com.br

      responder?

    • Luana Midorie

      postado em: 03-01-2017 # 22:07 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 133 comentários.

      Posso bater palmas pelo que você faz falou?! Nada melhor do que ouvir as opiniões de quem será a dona do quarto, afinal ela é quem vai passar a maior parte do tempo lá.

      Beijos, Luana M.

      responder?

    • Iara Netto

      postado em: 04-01-2017 # 16:23 # Visitante assíduo, adora o Mãe ao Cubo e já deixou 208 comentários.

      Aqui em casa minhas meninas não curtem rosa, só eu rsrs
      Uma o quarto é verde e da outra azul e do meu menino coral. Inspirações lindas !!!
      Só não curti muito o branco, gosto de decorações bem coloridas .
      besitos

      http://www.blogmeamarro.com

      responder?