• HOME
  • PARCERIA + ANUNCIE
  • LINKS
  • NIQUE
  • O BLOG

Mãe ao ³



Jogos educativos que vão estimular o cérebro do seu filho

ETC e TAL - Autor Convidado - 29 de abril de 2016

O desenvolvimento da criança acontece até quando ela aprende, mas é necessário ter a supervisão de um adulto

Aprender brincando. É assim que as crianças deveriam ser estimuladas no período que passam fora da sala de aula. Desafiar o cérebro dos pequenos com jogos e brincadeiras pode aprimorar as funções cognitivas, como a memória, a linguagem e o raciocínio lógico, habilidades que serão usadas pelo resto da vida, além de trabalhar a magia da imaginação, capacidade que as crianças possuem como ninguém.

No computador, no tablet ou no celular, seus filhos têm acesso a um mundo de diversão e conhecimento, e eles se adaptam à tecnologia muito melhor que nós adultos. Por isso, oferecer esse tipo de diversão para elas garante entretenimento, mas sem deixar de lado a brincadeira, que é essencial para o universo infantil.

Antes de ir ligando o computador e deixando a criança sozinha na frente da tela, fique atento a algumas dicas para que os pequenos sejam capazes de aproveitar melhor esse estímulo e quais jogos sugerir para eles.

crianca-aprendendo-no-computador

COMO FAZER DOS JOGOS UM HÁBITO SAUDÁVEL

Primeiramente, é necessário compreender que existem diferentes jogos com objetivos distintos para cada etapa da vida infantil. Por isso, você pode sugerir algumas opções baseadas na descrição do jogo e nas preferências do seu filho, que tem muito mais chances de gostar e aproveitar o potencial do game.  Entretanto, nada de usar esta forma de distração como método de aquietar a criança, já que não é recomendável que ela passe muito tempo com este tipo de atividade. É necessário oferecer também outros estímulos, como brincadeiras ao ar livre, e deixá-la ciente de suas próprias responsabilidades, como arrumar a cama e fazer a lição de casa. Crianças que passam muito tempo jogando podem apresentar sintomas de vício, e sofrer com consequências graves, por isso, monitore o seu filho!

Outras tarefas essenciais para que os adultos proporcionem momentos de diversão e aprendizado para os pequenos são:

*Deixe os bebês longe das telas

Até existem jogos específicos para bebezinhos, mas o que não é aconselhável é o contato dos olhos ainda frágeis com telas luminosas. Os bebês podem se divertir com brinquedos especiais para sua faixa de idade, como chocalhos, mesas de atividades e livros ilustrados.

*Apenas 2 horas por dia

Acima de dois anos, as crianças não devem passar muito tempo em frente às telas. 2 horas por dia são o suficiente, incluindo o tempo gasto com TV, videogame, celular, tablet e computador. É essencial para o desenvolvimento do seu filho receber estímulos externos, como brincadeiras que movimentam o corpo e interação com os amiguinhos, ao invés de passar horas imóvel dentro de casa.

*Fique por perto

Na hora de deixar seu filho com um dispositivo que acessa a Internet, fique por perto e controle o conteúdo exibido, pois as crianças podem chegar a sites e aplicativos impróprios para a faixa etária. Alguns aparelhos têm a opção de configurar um modo especial para crianças, que faz o bloqueio de conteúdo, ligações e outros recursos que não serão usados por elas.

*Brinque junto

Mesmo em um jogo virtual, é possível que o adulto participe. Ele pode ficar ao lado dos pequenos dando dicas, revezando as jogadas, comemorando as vitórias e ensinando que a derrota também acontece. Só não vale tomar a vez da criança!

OS JOGOS APROPRIADOS

Nem todo game tem o gosto da criança. É essencial ficar de olho no que cada criança gosta e na necessidade de cada uma, sem esquecer da idade, vai render uma experiência ainda mais alegre para seu filho.

minecraft

*Minecraft

Neste jogo, as crianças podem verdadeiramente soltar a imaginação para construir mundos formados de pequenos blocos virtuais. Com diversas versões disponíveis, dá para criar casas, monumentos, naves espaciais e até mesmo preparar uma receita de bolo dentro do game. Além disso, é colaborativo e estimula o trabalho em equipe, a tomada de decisões e o planejamento de ações.

*Candy Crush

Com os sem doces, jogos como o Candy Crush, que precisam de organização de diferentes elementos, agilizam o raciocínio da criança, pois quanto mais rápido, mais recursos especiais vão surgindo e mais pontos se ganham.

*Jogos de matemática

As crianças que já estão em fase escolar e que já conhecem os números podem praticar as operações matemáticas com jogos lúdicos que ensinam a somas, subtrair, multiplicar e dividir. O passatempo acaba sendo também um reforço escolar e pode ajudar as crianças que têm dificuldades no conteúdo dentro da sala de aula. A vantagem dessas brincadeiras é que podem ser encontradas em forma de jogos online, que facilitam bastante a vida do pai e do filho.

criancas-pintando-e-colorindo

*Pintar e colorir

A descoberta das cores, a percepção das formas geométricas e a identificação de personagens podem ser as lições aprendidas em simples jogos de pintar os desenhos que aparecem nas telas, principalmente para os mais novos. Nem sempre a criança vai ser fiel às cores do mundo real, mas a liberdade é uma ótima forma de exercitar a criatividade.

*Caça-palavras

A busca por palavras escondidas entre diversas letras podem ajudar os pequenos a se familiarizarem com o alfabeto. Entre os 5 e os 7 anos, quando a criança ainda está aprendendo as primeiras palavras, ele poderá identificar no jogo aquelas que já conhece e aprender algumas novas, já que, cientificamente, o caça-palavras atua na memória de curto prazo.

Este é um guest post enviado por Lavinia Sousa

Post Views: 3.460
Tags | filhos, guest post, jogos educativos
 0 14

Compartilhe esse post!

Sobre / Autor Convidado

Artigo enviado por convidados, com conteúdo exclusivo para o Mãe ao Cubo.

Você pode gostar de:

5 cuidados de beleza práticos para aplicar no seu dia a dia

8 de outubro de 2019

Bebê pode ficar em ambiente com ar condicionado Split?

14 de setembro de 2016

Plano de saúde infantil: por que manter um?

4 de maio de 2018

14 Comentários

  • Alan 26 de novembro de 2018 at 08:05

    Obrigado pelo maravilhoso artigo sobre o desenvolvimento da criança com a jogabilidade. De mim mesmo, gostaria de ressaltar que o meu filho gosta de brincar com os personagens.
    Irá perguntar com quais personagens? Com os personagens do popular e desenhos favoritos. Entre outros, eu quero observe o desenho animado com o menino Ben 10 e sua capacidade de se transformar em alienígenas.
    Veja uma lista de seus jogos favoritos com Ben 10
    http://jogosdeben10.com/
    Meus filhos gostam de jogar estes jogos, mas por um tempo limitado. É necessário saber a medida, a combinação de caminhada ao ar livre, brincando no quintal com os colegas e desenvolver o jogo no computador devem ser harmonicamente combinados.

    Responder
  • Adriana 18 de junho de 2017 at 19:02

    Interessante, parabéns pelo blog.
    Como montar um plano de estudo vitorioso, aprender e memorizar qualquer matéria… para sempre! Indispensável para estudantes, concursandos e vestibulandos.
    http://cursoestudoememorizacao.com.br/

    Responder
  • Millena Veronica 14 de maio de 2016 at 21:24

    Acho muito importante desligar mais as crianças dos jogos online e incentivar a leituras e os jogos educativos

    Responder
  • Baú das Resenhas 13 de maio de 2016 at 10:16

    Adorei o post, super informativo. As dicas são ótimas e muitas delas venho seguindo com minha filha. Acho super importante inserir a tecnologia na vida da criança, mas não dispensamos brincadeiras lúdicas e em família.
    Beijos

    http://www.baudasresenhas.com.br

    Responder
  • Thalita 12 de maio de 2016 at 20:10

    Me surpreendi com Minicraft nunca achei que ele poderia ser estimulante hahahahaha, bom saber.
    Beijos

    Responder
  • Vanessa dos Santos 12 de maio de 2016 at 09:12

    Se deixar as crianças só querem os tablets e celulares, mesmo assim tem vários jogos legais disponíveis como você mesmo exemplificou. Pena é que as mães deixam os filhos o dia inteiro nos eletrônicos para não terem trabalho e eles não incomodarem.

    Responder
  • Giovanna Barbieri 11 de maio de 2016 at 22:33

    Nique, adorei as dicas.
    Eu mesma gosto de jogos que façam pensar, quebrar a cabeça… Meus preferidos são Candy Crush e Paciência!
    Beijos

    Blog|Canal

    Responder
  • Jessica Sena 9 de maio de 2016 at 02:02

    Ótimas dicas. Sempre procuro sobre pois trabalho com crianças.
    Eu jogava muito minecraft era totalmente viciada.

    Responder
  • Angélica 4 de maio de 2016 at 04:10

    Que dicas maras, até os adultos entram na onda desses joguinhos, né?! Hehe
    Beijos

    http://www.rabiscando.com.br

    Responder
  • Daiane Lopes Corrêa 3 de maio de 2016 at 20:49

    Já vou anotar pra quando tiver os meus !! Amei o post!!
    Bjão amiga!!

    Responder
  • Jeane Carneiro 3 de maio de 2016 at 13:13

    Benjamim agora só quer jogar minecraft. kk
    E só gosta de jogos complicados.
    Gostei da dica.
    Bjão Nique

    Responder
  • Iara Netto 3 de maio de 2016 at 13:02

    Minecraft, até eu desenvolvo meu cérebro com ele !!! Um dos melhores jogos que já vi. Jogamos em família rs
    Minha caçulinha gosta muito de jogos de pintura e de arrumação.
    besitos

    http://www.blogmeamarro.com

    Responder
  • motivetobepretty 2 de maio de 2016 at 21:37

    Amei as dicas. Aprender brincando e a melhor opcao! bjus

    Responder
  • Blenda Moura 2 de maio de 2016 at 19:36

    Gosto dessa ideia de criar o equilíbrio com a criança e a tecnologia, tudo na sua hora e devido lugar, acho mais saudável, beijos!

    Responder
  • escreva um comentário Cancelar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts anteriores
    Próximos posts

    Sou Nique, mãe de Igor, Cecília e Letícia, casada e agora estudante de Nutrição. Blogueira desde 2006, aqui no blog compartilho minhas experiências e tudo que eu gosto: Comprinhas, dicas, achados, receitas, desabafos, meus treinos na academia e também minha rotina de estudante. Enfim, tudo o que acho relevante compartilhar com você. Vem, vamos papear?

    Últimos vídeos

    • Maternidade

      Comida na Airfryer é Segura para Bebês?

      21 de outubro de 2023
    • Maternidade

      Auxílios do governo para mãe solteira: valor e quem tem direito

      20 de outubro de 2023
    • Maternidade

      Dicas de maquiagem para realçar sua beleza na gravidez

      9 de outubro de 2023

    Arquivos



      Jogos Friv 360

      JOGOS DIÁRIOS

    Helloice Hip Hop Chains 2022

    Shesaidyes Wedding Rings Sale 2022

    Prêmios/Parceiros

    Eu Sou do CBBlogers



    • Qual a cobertura do bolo de cenoura tradicional?22 de novembro de 2023
    • Comida na Airfryer é Segura para Bebês?21 de outubro de 2023
    • HOME
    • PARCERIA + ANUNCIE
    • LINKS
    • NIQUE
    • O BLOG

    (2012 - 2023)