É! Hoje vou falar sobre fonoaudiologia. E porquê? Vou explicar!
Em outubro do ano passado a coordenadora do segmento do meu filho veio me procurar. Fiquei muito preocupada, porque Igor nunca me deu trabalho na escola, apesar de não gostar de estudar, sempre tira notas boas. Até pensei que fosse por indisciplina, enfim, ela conversou comigo a pedido das professoras dele, que encaminhasse Igor a fonoaudióloga.
Mas, porque? Eu disse. Ela me disse que as professoras notaram há algum tempo que ele tem muita falta de atenção, se distrai muito facilmente, tem problemas com ortografia, e a caligrafia dele é não é boa. Pensei: “E o que a fonoaudióloga tem a ver com isso?”, pra mim fono tinha haver com a fala, apenas. E me enganei.
:: Igor tem TDA, disortografia. E o que é isso?
Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) ou Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
O Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade ou TDAH é um problema que começa na infância e costuma avançar na idade adulta, São crianças, adolescentes ou adultos mais hiperativos, impulsivos, bagunceiros, irrequietos, distraídos, sonhadores do que a maioria das pessoas. As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.
Fique de olho nos sintomas: Distração, perda de objetos, Impaciente para fazer a lição de casa, movimentação constante, dificuldade em participar de atividades calmas e em silêncio, tendem a ser impulsivas e não conseguem esperar pela sua vez, desatenção, impulsividade. Se seu filho tem um desses sintomas, procure um fonoaudiólogo.
Disortografia e Disgrafia
A Disortografia caracteriza-se por troca de fonemas na escrita, junção (aglutinação) ou separação indevidas das palavras, confusão de sílabas, omissões de letras e inversões. Além disso, dificuldades em perceber as sinalizações gráficas como parágrafos, acentuação e pontuação. Já a escrita disgráfica observar-se com traços pouco precisos e incontrolados. Há uma desorganização das letras, letras retocadas e “feias”. O espaço entre as linhas, palavras e letras são irregulares. Há uma desorganização do espaço ocupado na folha e pode-se referir à problemas de orientação espacial. Além disso, devido a letra ilegível há dificuldades de entendimento na hora da leitura por parte dos alunos e professores.
Créditos: Mental Help + Veja + Educaja
Entenderam?
Marquei a consulta, e a primeira foi uma consulta comigo, eu fui entrevistada para falar sobre Igor, desde a gravidez, respondi uma série de perguntas e nem lembrava de muita coisa, rsrs, poxa 11 anos pra lembrar não é mole? e Igor já está dois meses fazendo suas consultas, que leva 45 minutos, cada uma, uma vez por semana, já estou vendo melhoras, e essa semana terminou a fase de avaliação, conversei com a fono e ela disse que ele está indo muito bem, e eu fico muito feliz pelo desempenho dele, seu crescimento. E que dê excelentes resultados, assim espero. Igor está com 11 anos e vai para o sexto ano do Ensino fundamental, antiga quinta série.
Informações:
- Local: CIA – Centro Integrado de Atendimento – São Pedro da Aldeia/RJ (Rua Rita Pereira n. 63 – Centro – Tel: 22-2621-3159)
- Dra: Marta Mamede
- Consultas: Semanais
- Duração: 45 minutos
- Valor: R$
45,00, agora é R$50,00
UPDATE 01/03
Quarta-feira (27/02), a fonoaudióloga foi visitar a escolha do meu filho e conversar com o coordenador, após essa conversa ela conversou comigo para esclarecer algumas coisas, me deu um laudo sobre o tratamento que ela está fazendo com meu filho, na qual já havia dado ao coordenador da escola também. Ela me explicou que Igor precisa ser encaminhado ao Neuropediatra e Psicopedagoga, por causa do TDA (Transtorno de Déficit de Atenção), para avaliar além do que a fono avaliou, verificar se ele precisa de algum medicamento para esse déficit. Confesso que estou preocupada, mas vamos em frente, a procura de um Neuro e psicopedagoga. Conto aqui!
10 Comentários
ola
tudo bem?
eu adorei o seu post e sobre o TDA fique tranquila, existe varios meio de tratamento, convive com primo (quase filho) de 15 anos que tem TDHA, atualmente ele ja teve alta dos tratamentos, ele nao reagiu bem as medicacoes, mas teve um desenvolvimento otimo com jogos e brincadeiras, hoje esta no 2 ano do ensino medio, apesar dos pesares, sempre com boas notas e é um amor de meninno
beijos
Mudei de fonoaudióloga, porque não estava vendo nenhum progresso, com essa nova já posso ver melhoras. E vamos caminhando!
Sou da área da saúde etenho um pé atrás com esses diagnóstico, pois muitas vezes eles atrapalham, pois colocam a criança em um “lugar” que é dificil de sair
Bjs
Mari
#amigacomenta
Será?! Fico preocupada, agora ele terá q ser consultado por um neuro e psicopedagoga, vamos ver aonde isso vai parar. Mais rola um medinho, rola.
Mo, que legal! Não sabia disso, pra mim era só para fala também. Eu nunca consegui me concentrar muito na escola, mas minha caligrafia era boa, nunca passei com uma fono. Mas adorei a dica, vou prestar atenção no Murillo.
Beijos Ca
#amigacomenta
Tb era um pouco distraída, mas sempre tive boa caligrafia, mas hj e dia com a internet e computador nem sei mais o q é escrever direito, perdi o jeito rsrs
Obrigada pela visita, volte sempre!
bjão
Nique 😉
Adorei o post e torcendo que o tratamento seja bem rápido e parabéns por ter visto tão cedo fiquei sabendo quanto mais tarde pior
É sim! Engraçado que nunca percebi, achava q esse desinteresse era coisa da idade!
Espero que o tratamento do Igor seja um sucesso. E mais pais poderiam prestar atenção nos filhos, pos pelo que eu li, esses tipos de transtornos são mais comuns do que parece né?
Beijos!
É verdade, ainda bem q vi a tempo, pois chegando no ensino médio poderia ser pior.