E vamos começar a pensar em organizar uma das tarefas que perdemos mais tempo dentro de casa? A comida.
Nós mães que trabalhamos em casa ou não, não podemos perder tempo não é verdade? E nada melhor do que ter o cardápio semanal organizado. Acredite! Ajuda e muito. Geralmente faço essa organização no domingo pois é um dia mais tranquilo, separo um tempinho vejo o que tem na geladeira e despensa e assim fica bem mais fácil organizar o cardápio. Vai por mim, você não vai se arrepender. Com a prática você tira de letra.
Organização pra mim é tudo, não consigo fazer nada se não tiver um mínimo de organização e depois que comecei a organizar a alimentação, lista de compras e até coisas que precisamos consertar ou trocar aqui em casa deixo tudo organizado por prioridade, porém isso é assunto para um próximo post. Vamos lá!
Por que organizar o cardápio?
Não sou uma boa cozinheira, faço coisas simples, mas o que me ajuda muito são as receitas que encontro na internet, tenho ótimas dicas de perfis de instagram, sites e até vídeos no you tube que nos ensinam a fazer receita simples e super saborosas. E foi assim que peguei o gosto de organizar o cardápio aqui em casa, pois além de ajudar na organização dos alimentos podemos variar o cardápio.
Por aqui é uma diversidade de gostos que vou te contar, Cecília não curte carne vermelha, Igor e Letícia não gostam de peixe, enfim já viu como é por aqui né? Por isso que a organização aqui foi extremamente necessária, já passei muito perrengue na hora de cozinhar e como não tenho agilidade sofria na hora de montar a refeição do dia. E como sua amiga e não quero que você passe perrengue esse post vai te ajudar muito com as refeições da sua casa.
Vamos começar?
Eu organizo somente meu almoço, pois na maioria das vezes sobra pro jantar, então você tem que pensar na sua realidade. Quantas pessoas, se o marido leva comida pro trabalho, se vai precisar fazer jantar também, se terá sobremesa, merenda das crianças enfim faça as adaptações necessárias. Eu optei por não fazer sempre, prefiro que as crianças foquem nas frutas, por que se tiver doce, a fruta ficará de lado. Outra coisa que não faço é comida no domingo, peço pra marido comprar ou pedimos pelo celular, isso quando não almoçamos na casa da minha sogra. Domingo é off por aqui.
Já baixa o cardápio que fiz pra vocês, aqui pra começar agora mesmo.
Pronto, cardápio impresso. Agora vamos colocar tudo no papel, mas antes dá uma olhada na despensa e veja o que você tem em casa, se não tiver faça uma listinha do que precisa comprar no supermercado e agora partir pra organizar.
Uma dica: reserve uma base (arroz, feijão, quinoa, grão de bico), uma proteína (carnes, peixe e/ou frango) e uma salada de folhas e legumes. Deixe as massas para o final de semana ou naquele dia que você sabe que vai ser mais tenso. Deixe os alimentos separados, se tiver que temperar, descongelar, deixar de molho, já deixe tudo adiantado para ser preparado no dia seguinte.
Vou deixar aqui uma sugestão de cardápio pra vocês. Não esquece de compartilhar esse post e me marcar nas redes sociais. Quero ver o cardápio de vocês, para poder me inspirar também, não sou boba né?
3 Comentários
Preciso pegar esse habito, não preparo um cardápio, só vou fazendo.
Gostei demais!
oi!
Eu adorei o post 😀 é maravilhoso, temos que cuidar da alimentação sempre..
sim. E essa organização agiliza tudo na cozinha.