Letícia está com 7 meses e 20 dias, e desde o mês passado já iniciou as papinhas. Comecei com as papinhas doces e já estou inciando as papinhas salgadas. Ela não se adaptou a nenhum leite a não ser o materno, mas como agora meu horário no trabalho foi reduzido, dá para ela segurar até a hora de eu chegar, quando chego do trabalho ela quer logo mamar, chega ser engraçado, mama muito. E por não ficar comigo na parte da manhã, quer ficar comigo o tempo todo e mamando rsr.
Como algumas pessoas sabem ando buscando novos pediatras pois infelizmente não tive como manter (Plano de Saúde + R$200,00 de consulta) com a Dra. Maria Carolina, excelente pediatra por sinal, mas não aceira mais nenhum plano de saúde, então a saga pediatra terminou ontem, desde que “abandonei” a Dra Maria Carolina, já estive em três pediatras diferentes e não gostava de nenhum, e ontem, levei a mais um e gostei, vamos ver até quando, rsrs Mentirinha, espero que goste, a Dra. Suely Rastoldo mostrou ser bem atenciosa, e é isso que gosto, atenção a meus filhos, pediatra que nem examina o paciente não me agrtada, tem que olhar a criança inteira.
Bom! Voltando as papinhas…..
Iniciei as papinhas salgadas e ontem a Dra liberou: Almoço = Jantar {3 legumes, verdura (folhas), carne ou frango ou ovo [ em dias alternados] e caldo de feijão também está liberado. Dar também suquinhos e frutas {raspadas/amassadas}.
Papinhas Doces
Elas devem ser preparadas com frutas bem esmagadas. Esmagadas e não liquidificadas. Isso porque é importante que o bebê já comece a desenvolver a capacidade de digerir os alimentos. Além de nutritivas, elas representam uma mudança menos brusca em relação ao gosto do leite da mãe. Devem ser oferecidas à criança de colher. Também é importante escolher um talher que não machuque, como os que têm a ponta revestida de silicone.
Papinhas Salgadas
As papinhas salgadas devem receber apenas uma pitada do tempero ao fim do preparo. Uma dica: se o alimento está bom de sal para o paladar de um adulto, certamente, estará salgado demais para uma criança. Também devem ser incluídos na receita os diferentes grupos de alimento, como vegetais, carboidratos e carne. Dessa maneira, a criança receberá os principais nutrientes para se desenvolver. Assim como as papinhas doces, as salgadas não podem ser liquidificadas, mas apenas amassadas. As carnes devem ser bem desfiadas. Elas podem ser inicialmente oferecidas uma vez ao dia, como uma espécie de almoço. {Como Letícia está com 7 meses, já está liberado o jantar}.
Procure sempre incluir na preparação uma carne (inclusive miúdos), um carboidrato (arroz, batata, aveia ou massas, por exemplo) e um ou dois vegetais (como cenoura, chuchu e abóbora). Recomenda-se ainda não utilizar a gordura no preparo para evitar a saturação do óleo, mas regar o prato da criança com azeite ou outro óleo vegetal, como o de milho. Lembre-se que gordura faz bem para os pequenos.
E as papinhas prontas?
É raro as vezes que uso essas papinhas, mas por ser prático salva de um “perrengue”, quando saio com Letícia levo, por precaução, mas evito. A papinha doce pronta Letícia não curtiu, o que é bom, pois não favorecem o desenvolvimento da mastigação. O melhor é dar a fruta fresca mesmo: melancia, laranja, banana… É muito importante deixar a criança se acostumar com diferentes texturas de comida, seja mais consistente ou mais mole. E ela adora!
Caso você precise comprar essas papinhas, verifique a idade no rótulo, pois é onde diz exatamente qual papinha dar para cada idade {depois dos 6 meses, até 1 ano etc…}.
É isso pessoal, Letícia está comendo bastante, e agora vai ficar ainda mais fofuxa. Muito amor. Ah! Outra coisa! Ela começou a engatinhar, muita gostosura, gente. Além de dar as engatinhadas, já se apóia nos móveis e fica em pé. Acredita?
Créditos: Bebê.com.br
10 Comentários
Nique, em relação às papinhas industrializadas, eu também só dou pro Diguinho quando estamos fora de casa! Prefiro incentivá-lo a comer coisas naturais!
E, falando em alimentação, venho notando que ele come bem menos do que quando tinha lá pelos seus nove meses… Ainda bem que, o pediatra me avisou que, conforme ele vai crescendo, o apetite vai diminuindo… Ele até come bem, mas só quando quer mesmo! Quando não quer, vira uma guerra!
Ele curte mais a sobremesa do que a comida em si!… E não pode ver ninguém comendo nada, porque já arregala os olhos pedindo! Rsrsrs…
Leticia come pra caramba, e tudo que ver quer tb. Haja fome! E ainda mama no peito, acredita?
Que linda a sua gatinha 🙂
Eu já prefiro “confiar no meu taco” rs, nunca liguei para oque os pediatras diziam (sequer perguntei), era só observar os meninos, em cada etapa eles mesmo iam indicando se era hora de papinha e como gostavam (mais aguada, mais consistente…), eu prefiro assim: fazer as coisas no tempo deles hehehe
bjãoo linda
Tudo tem seu tempo, e cada criança também, certo!
Vlw a visitinha!
ain amiga eu dava sem culpa as industrializadas. eu acho elas uma delícia! a Alice adoraaa! agora eu faço as dela pq ela nao come as de pedacinhos. mas não tem a ver com a mastigação, afinal ela já mastiga tudo! até torrada! huehuehu beijoquinhaa
É mesmo, que bom! Eu fico com receio de dar as papinhas prontas, mas ajuda demais. A Leticia ainda n come pedaços grande, ainda tenho que amassar tudo.
Que fofa! Amei a fotinha! E Reizinho come de tudo! Papinha doce, salgada, mtos sucos…ainda bem! Ele manda bem! Agora que comecei a introduzir outro leite e agora ele pegou! Mas no copinho, porque mamadeira ele não pegou.
Bjs
Será que é isso, dar leite no copo? Não tentei, pois mamadeira não pega de jeito nenhum.
é, só assim ele pegou, acho que não gostava do bico da mamadeira. Agora no copinho bebe de tudo! E também ele só bebe o leite se for gelado, porque quente não bebe, rs.
É, Letícia é assim, nada de mamadeira!