O Clomifeno, também conhecido como Clomid é um medicamento utilizado para estimular a ovulação em mulheres que não ovulam, por possuir propriedades anti-estrogênicas que podem propiciar a gestação.
Antes de iniciar o uso do Clomid é importante ter certeza de que você é infértil, para isso basta realizar um teste de fertilidade. Por isso o acompanhamento médico é primordial, para ter certeza de que esse é o tratamento ideal para o seu caso, se o teste de fertilidade for negativo, pois essa tem diversas causas e nem todas podem ser solucionadas com Clomid, ele tratamento é indicado principalmente para casos de anovulação (suspensão ou cessação da ovulação) . Talvez seja solicitado também ao parceiro um teste de infertilidade.

An open pack of birthcontrol pills on a white background with shallow depth of field
Ao constatar a existência da infertilidade e ter como tratamento indicado o Clomid, será necessário agendar uma consulta com seu ginecologista no primeiro dia do ciclo menstrual para verificar se a mulher encontra-se apta a iniciar o tratamento. Constatado estado saudável, iniciará o tratamento, na maioria dos casos o médico prescreve que a paciente tome os comprimidos no terceiro e/ou quinto dia do ciclo e permaneça durante cinco dias após o inicio, no mesmo horário, por isso é necessário que a mulher tenha um controle do período de início da sua menstruação.
O tratamento normalmente é iniciado com doses baixas do medicamento (50mg/dia), para reduzir as chances de desenvolvimento de cistos, efeitos colaterais e gestações múltiplas. Efeitos que podem ser causados caso a paciente tome doses maiores que as prescritas. As doses poderão ter sua quantidade elevada, tão somente se a paciente não engravidar, todavia essa deverá ser prescrita pelo médico. É importante ressaltar que tomar se deve tomar as doses sempre no mesmo horário e não falhar nenhum dia, caso esqueça uma dose, ou atrase para toma-la, deverá entrar em contato com seu ginecologista e jamais tomar doses duplas para “compensar” a que não tomou.
Após o inicio do tratamento diversas ações deverão ser realizadas juntamente com o uso do Clomid, entre elas a mais importante é o monitoramento da ovulação, a partir do 12º dia do ciclo, essa ocorre normalmente no 16º ou 17º dia do cliclo, podendo variar de mulher para mulher e para ter certeza da ovulação o ginecologista poderá solicitar exames como:
– medição da temperatura corporal, pela manhã, pois temperaturas que aumentem para 0,2 ºC podem indicar ovulação para dois dias posteriores;
– uso de testes de ovulação. Esses podem ser encontrados em farmácias, semelhantes aos testes de gravidez, no entanto buscam o hormônio LH – luteinizante – se o resultado for positivo a mulher se encontrará fértil no dia do exame e por até mais dois dias seguidos;
– ultrassonografia, para constatar a maturidade do óvulo;
– medição do nível de progesterona. Seu aumento pode indicar ocorrência de ovulação e possibilidade de gestação.
Sendo a gravidez o foco do tratamento, caso a mulher tenha um parceiro é necessário manter relações sexuais com seu parceiro, principalmente nos dias indicados pelo médico que acompanha o tratamento. Ele saberá o dia da ovulação, assim suas relações deverão ocorrer próximas a essas datas. Caso a opção seja fertilização, a mulher deverá agenda-la previamente com seu médico.
Para saber se o tratamento teve sucesso no primeiro ciclo de uso do Clomid, basta realizar um exame de farmácia. Normalmente, se a mulher não menstruar após 15 dias do pico do LH o médico solicitará um exame de gravidez. Caso essa seja confirmada não é necessário iniciar um novo ciclo do tratamento. Sete em cada dez mulheres possuem resultados positivos no uso desse tratamento.
Restrições e sintomas colaterais:
O medicamento não deve ser utilizado por mais de sete ciclos, caso tenha insucesso, procure seu médico e solicite um novo tratamento utilizando outro medicamento;
Cistos podem se formar devido o estimulo de ovariano, por isso se faz necessária a realização de ultrassom antes e após o inicio do tratamento, para detectar a existência previa ou não desses, pois o medicamento é contraindicado para pacientes detectados com cisto ovariano, exceto em casos de ovário policístico, pois nesse caso pode ocorrer a dilatação adicional do cisto;
Não deve ser utilizado por gestantes e lactantes;
Não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade ao citrato de clomifeno ou qualquer componente da fórmula;
Não é indicado à pacientes com constatação de insuficiência hepática.
*Este é um guest post escrito por Denise Coelho
19 Comentários
Boa tarde meninas,
venho aqui apenas para contar minha história e fazer um alerta sobre o uso indiscriminado de indutores de ovulação. Também sempre fiquei ansiosa para engravidar e após um tempo tentando resolvi tomar indux para “agilizar” o processo, porém sem consultar o médico e sem fazer ultrassom para verificar a liberação de folículos. Apesar de constar que a chance de ter gravidez múltipla é de 7%, achei que isso nunca aconteceria comigo, só que não foi o que ocorreu. Acabei tendo uma gravidez trigemelar, de alto risco e meu colo do útero abriu com 22 semanas e com 24 semanas entrei em trabalho de parto prematuro mesmo tendo feito um pré-natal acompanhada por uma equipe especializada em gravidez de alto risco. Com isso, 2 bebês acabaram falecendo com poucos dias de vida e minha filhinha, hoje com 1 ano e meio, ficou 6 meses internada em uma Uti neonatal, passando por diversas cirurgias e dificuldades. Por isso, não aconselho ninguém a utilizar esses medicamentos sem acompanhamento médico, e se o fizerem estejam cientes das consequências. Um abraço a todas!!
Eu achei muito esclarecer o post e com certeza vai ajudar muitas mulheres a buscar informação e ter o seu tão sonhado positivo.
Bjs
Vc nao tem ideia o qto eu amei esse post. Tenho uma amiga que estavamos falando sobre gravidez hj, ela tem mta dificuldade de engravidar e s tem chances e sao poucas a cada 3 meses. Ja copiei o link e ja mandei para ela. Mto thanks.
Bjos.
Que bom, espero que ajude! <3
Nossa que interessante para quem está querendo engravidar.
Post bem informativo.
Beijos
http://www.jackiesworld.com.br
Não sabia como funcionava o tratamento.
Antes de ter o Ben eu achava que tinha dificuldade, quase peço tratamento a minha gineco. Mas veio na hora que tinha que vir. kkk
Gostei do post, quando alguém perguntar sobre o assunto irei indicar o post.
Bjão Nique
http://www.jeanecarneiro.com.br
Para as mulheres que buscam engravidar é uma ótima dica assim pode ir controlando e tentar sua oportunidade de ser mãe. Beijos Lana
Já passei dessa fase, mas não tive dificuldades na hora de engravidar.
A dica deve ser ótima para quem realmente precisa.
Beijos
Descolada Urbana
Eu ja uma reportagem sobre esse método
achei super interessante, pensava que era impossivel, mas quando vi mulheres que conseguiram
achei impressionante, muito bom pra quem quer engravidar e não consegue de outro jeito
Adorei o post
bjs
Achei super interessante. Tenho duas amigas que estão tentando engravidar, vou indicar para elas!
beijos!
Super esclarecedor esse post…não sabia como funcionava um tratamento para fertilidade!
Beijinhos :*
http://www.estiloaqualquercusto.com
Oi Nique,
Não conhecia tal método, e achei interessante, para quem quer ser engravidar é uma opção.
Bj
http://www.blogsemrpebelas.com
Post super interessante, vou mostrar as minhas amigas.
Eu por enquanto ainda não estou querendo engravidar não kkkkkkkkkkkk
Beijos
http://www.blogluanamidorie.com/
Que resenha rica em informações. Eu tenho uma amiga que conseguiu engravidar pelo método indutor de ovulação .. beijos
Não conhecia esse medicamento mas achei bem legal para ajudar as mulheres que querem engravidar e não conseguem. Toda tentativa é válida!
Na segunda gestação eu precisei usar
indutor, só com ele para induzir
minha ovulação
ótimo post
Nossa, que interessante. Nem sabia disso.
Ótimo post.
Bjus
Jaque
http://www.quebreiaregra.com.br
Essa é uma opção para quem não tem facilidade em engravidar… Mas tem que tomar muito cuidado e ter acompanhamento médico!
Beijos
Blog|Canal
Nique que post interessante!
Eu não sabia nada a respeito disso, ainda não estou tentando, mas caso eu precise irei procurar um médico para usar esse medicamento.
Beijos