A chegada de um novo membro na família exige novos cuidados, adaptações e afazeres. Dentre tantos detalhes, como enxoval, alimentação, exames e reformas, algo importantíssimo pode ficar de lado no meio de toda a agitação: o plano de saúde do recém-nascido, a melhor forma de assegurar assistência médica para o bebê.
As primeiras horas do bebê inspiram cuidados especiais, uma vez que seu frágil sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Assim como recém-nascidos têm de ser registrados em cartório, tomar as primeiras vacinas e realizar testes e exames, eles também têm um prazo para serem inseridos em um plano de saúde.
Muitos pais têm dúvidas a respeito do assunto, outros acabam por deixá-lo para última hora e alguns podem até mesmo esquecê-lo. Saiba quais são os procedimentos e prepare-se com antecedência para proteger o bebê assim que ele vier ao mundo.
Três coisas sobre plano de saúde para bebês que os pais precisam saber
Em caso de o representante legal já possuir plano
Caso os responsáveis já possuam cobertura, o plano de um dos dois cobrirá por até 30 dias depois do parto todas as consultas e exames que o bebê realizar, inclusive UTI neonatal, sem carências.
Uma maneira de garantir a proteção do recém-nascido é solicitando a inclusão do pequeno como dependente antes de o prazo se esgotar.
Para ter esse direito garantido, é preciso que um dos responsáveis tenha cumprido a carência máxima (180 dias). Para quem possui plano de saúde empresarial, vale lembrar que a taxa é diferenciada, assim como as regras para inclusão do bebê no plano de saúde. Por isso, se você está procurando o melhor convênio médico para bebê, veja, primeiro, se manter a criança no seu plano de saúde é ou não uma boa opção.
Caso os pais não possuam plano de saúde
Nessa situação, recomenda-se pesquisa e planejamento durante a gestação, de modo que os pais possam optar por um plano. Para isso, procure por uma cobertura com uma carência menor e que possua uma rede de pediatras confiáveis e com boas indicações.
Leia com muita atenção os termos do contrato para evitar transtornos no futuro. O ideal é consultar mais de uma empresa e avaliar valores, abrangência e coberturas, a fim de escolher a melhor e mais completa cobertura.
Perdi o prazo, e agora?
Caso os pais percam o prazo de trinta dias para incluir o recém-nascido no plano de saúde, será necessário cumprir o período de seis meses de carência.
Para ter acesso ao pronto-atendimento em caso de emergência, o período de carência é de 24 horas e a operadora é obrigada a prestar o serviço até a alta médica. Crianças com problemas congênitos têm cobertura garantida.
*Este post é um publieditorial
9 Comentários
Seu blog é fantástico!
Tenho um site onde escrevo e vendo planos de saúde
Gostaria de saber se você se interessaria de fazer um guest post
Eu escreveria um artigo de blog para o seu site e você esscreveria para o meu
Se quiser dar uma olhada no site: http://www.tabeladeplanosdesaude.com.br
Obrigado!
Crianças definitivamente precisam de plano de saúde.
É bem comum terem gripe, alergias e outras complicações.
Eu não abro mão!
beijinhos Fê
http://www.bloglovers.com.br
Super importante lembrar do plano de saúde do bebê! Eu já tinha um plano quando a minha nasceu então foi super fácil inclui-la, e usei muito principalmente nos primeiros seis meses!
Bjs
Que dicas super legais, adorei saber!! 😀
Blog: http://www.iathilamarques.com.br/
Instagram: instagram.com/iathilamarques
Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques
Não tenho filhos mas está é um assunto muito importante mesmo, adorei os pontos que você abordou!
Plano de saúde é importante.
Os preços estão tão absurdos, e os planos cada vez mais restritos.
Graças a Deus o de Ben tem boa cobertura.
Bjão Nique
Nossa um plano de saúde é tudo para quem tem criança , estou grávida e aflita pois não tenho mais plano de saúde , quando tive minhas duas filhas eu tinha o plano e foi muito bom pra gente , uma pena que os planos hoje em dia estão tão caros ….. Adorei suas dicas e vou pesquisar um plano pra quem sabe fazer antes do baby nascer .
Beijos!
Tem que ficar atento mesmo…
Semana que vem minha sobrinha faz um mês e não sei se meu irmão já foi resolver isso…
Beijos
Blog|Canal
Eu sempre me preocupei com plano de saúde, principalmente para minhas filhas. Atualmente, com o caos na saúde, fica impossível dependermos da saúde publica. Tenho o plano da Amil há alguns anos e não troco por nenhum outro, pois sou super bem atendida. Ótimo post!!
Beijos
http://www.baudasresenhas.com.br