Aqui em casa está um estresse total, estou passado pela fase da desobediência e ao cubo, ando extremamente estressada e minha paciência está quase que no limite ou não! rsrs Resolvi postar sobre isso, pois quem sabe alguma mãe se encontre na mesma situação e possa trocar uma ideia? Eu como a maioria das mães, me baseio pela minha mãe, sente receio em brigar, dar ordens, sempre tenta contornar só pra não vê o filho chorar. Não gosto de criança desobediente, nunca passei por tal situação, mas agora eles estão cada um em uma fase diferente, mudanças e mais mudanças. Tem dias que dou uns berros por aqui, me sinto a Rochelle (Todo Mundo Odeia o Chris). Gosto de tudo organizado, no lugar, limpo, mas com 3 filhos fica difícil manter tudo no lugar, qualquer desordem já é motivo pra me tirar do sério, é roupa suja no banheiro, cama desarrumada, o que irrita é mandar fazer o tempo todo, é mandar toma banho umas 300 mil vezes, é escovar os dentes, outras 30o mil, poxa! Custa ajudar! Mais e Letícia, ela está em uma fase que Jesusssssssssss, vê os irmãos fazendo coisa errada e acaba copiando, oh tarefa difícil demais essa de educar hein? Sentiu o grau do meu estresse né? Pois é! Com isso comecei a fazer muitas pesquisas por aí pra vê se consigo contornar, sei que paciência é a primeira da lista, mas depois de um dia cheio no trabalho, coisas de casa pra fazer, ter filho berrando no seu ouvindo é dose né?
Sei que posso está fazendo muita coisa errada, fazer as vontades não é legal, mas tem dias que não tem como. Pra evitar aquele berro, aquela crise, sempre acabo cedendo, me sinto culpada, meu marido é mais pulso firme eu acabo amolecendo, principalmente com meu mais velho, é preciso pegar no pé mesmo, tem que ter hora de estudar, brincar, comer e dormir. E uma das coisas que li é que é preciso criar um vínculo afetivo, dedicar um tempo, pelo menos uns 15 minutos para brincar com as crianças, esse vínculo não se cria com presentes ou mimos demais. Nesse quesito eu peco e muito, pois apesar de não trabalhar o dia todo, quando chego em casa quero organizar tudo o que posso, colocar roupa pra lavar, preparar o jantar pra que eles possam comer na hora certa e tal, quando vejo já está na hora de colocá-los pra dormir, mas pelo assistir algum programa de Tv estou conseguindo. Como é difícil, temos tanto a fazer em tão pouco tempo, fazer tudo com perfeição é quase que impossível, mas estou tentando melhorar. Outra coisa que achei importante é dar ordens claras, sempre é preciso dialogar, peça e verifique se fez o que pediu, caso não faça conduza a fazer. Diante da birra, temos que ser firme, nada de discursos ou ameaças, desvie o olhar e não ceda. #tentamos
Pra me ajudar nessa, resolvi criar um painel de tarefas com os afazeres do dia, vou dar uma de Super Nanny por aqui. O quadro de Igor e Cecília são iguais, o da Letícia alterei pouca coisa, mas está aí a sugestão pra quem quiser fazer. Fiz personalizado pra cada um, com background do GTA pro Igor, meu filho mais velho de 13 anos, da Monster High para Cecília, 9 anos e da Peppa pra Letícia de 3 anos. Espero que dê certo, voltarei para atualizar aqui.
E esses prêmios?
Os prêmios você dá de acordo com o que achar melhor, um gibi, uma caneta, um passeio, um dia diferente, enfim não é um presente e sim um incentivo, pois ser obediente é obrigação. Os quadros eu fiz em tamanho A4 mesmo, nada de complicado, pode até colocar naqueles murais de ferro, que fica melhor pra colocar as carinhas usando imãs, pra não ter que colar e descolar, mas caso queira personalizar achei essas abaixo que você pode imprimir em um papel adesivo e fazer seu imã personalizado, legal né?
Tudo impresso e é só colocar em prática, voltarei com o resultado, espero que seja positivo! Para fazer o download é só clicar nas imagens e salvar em seu computador.
E então, o que acharam? Se você fizer o quadrinho comenta aqui que quero ver?
E você? Como lida com a desobediência dos seus filhos?
10 Comentários
Oi. Andava passando por essas e outras e aí encontrei o Paizinho, Vírgula!!! Já fiz as regras, o cantinho e o quadro do incentivo. ajudou sim , e daí Andei olhando uns vídeos bem legais do Tiago. Olha esse do link e a série toda… https://www.youtube.com/watch?v=yiLcm2QyNrE
quero fazer esse quadro pro meu filho que tem 08 anos e é´portador da síndrome de Down.
Olá, bom dia… estou começando a seguir seu blog e estou hiper amando suas dicas… tb sou mãe ao cubo, tenho uma mocinha de 11 anos, outra de 7 anos e um pequeno machinho de 1 ano e 11 meses que vale por 1000. Imagine a zorra aqui. Não trabalho fora, apenas em casa mesmo com a tropa, pois além deles ainda cuido sozinha do meu pai que não tem mais as duas pernas e faz hemodialise, ou seja, é pior que as crianças juntas, dá muito mais trabalho. No meu turno do sossego estudo pra concurso, pois vi que pra realmente ajudar meu marido rede privada é sem futuro. Mas, ando tão fadigada e estressada que passo semanas sem pegar nos livros. Eu imprimi seu quadro de incentivo, porém, no corre corre ainda não o coloquei em prática. Mas, vou fazer isso o mais breve possível. Minha casa mais parece uma creche kkkkk Tem vezes que amigas me ligam e perguntam se eu estou na escola das crianças ou em alguma clinica pediátrica de tanto barulho de criança kkkkkk Meu trio, minha benção, meu presente de Deus. Mas não é fácil não. Vamos trocar emails acho que vc pode me ajudar muito, bjosss e obrigada pela iniciativa do blog.
Oi querida! Que dureza hein! Sei muito bem como é essa tudo isso, aos poucos tudo se ajeita, espero que o quadro te ajude, aqui em casa está dando super certo, as vezes as coisas saem do controle, mas volto ao quadro. Fico feliz em poder te ajudar, mande email se quiser pra trocarmos nossas experiências. Beijão.
Cara… Eu já falei algumas vezes pra vc que eu não sei como vc aguenta 3 filhos. Pra mim, tem que ter uma estrutura psicológica que eu não tenho hahaha… Com 1 filho eu às vezes surto… Imagina a com 3. Adorei essa idéias do quadro. Minha mãe tentou fazer comigo e com minha irmã mas não deu certo pq a gente manipulava ela rsrs… Vc vai precisar ter pulso pra manter isso, mas qd der certo vai ser só felicidade 🙂 bjos
Até que está dando certo, vamos ver até quando! ha!
Eu já te disse uma vez e repito: achei linda essa sua preocupação e cuidado em fazer esses quadrinhos, acredite, não é toda mãe que tem essa sensibilidade ( conheço várias que mal olham pra cara do filho, humpf!). Seus filhos são lindos e pelo o que a gente vê nas fotos e vídeos, são super amados e educados…isso é fase, principalmente a Cecilia e o Igor estão em um momento de descobrir quem são, estão solidificando suas personalidades, seus gostos….e a presença dos pais nesse momento é fundamental! Eu não sou mãe, mas já fui mãedrasta e a gente sempre fica com aquela dúvida se está fazendo certo ou que poderia fazer melhor. Pois saiba que você está fazendo muito certo!!! Mesmo que demore a aparecer os resultados, tudo o que é feito com amor, é recompensado. Beijos!
Ai, Ju! Fico tão feliz em ouvir isso, vc é um amor, e a cada dia te considero mais, como pode né? Nunca nos falamos pessoalmente e te considerar assim, obrigada pelo carinho de sempre e vamos desvirtualizar logo isso ha! Adoro vc!
Realmente uma das tarefas mais difíceis é educar e dar limites, desobediência é sem dúvida mais estressante. Eu faço está tarefa com meu mais velho desde os 03 anos de idade, quando veio minha caçula continuei, mas como ele está chegando na pré adolescência está numa fase que me consome mais, linguinha ficando afiadinha e se sentindo o Dono do Mundo “fase difícil hein”. Primeira das regras são os estudos, levar sério, converso com eles que o único retorno que desejo é dedicação aos estudos e serem educados. Utilizo bastante o olhar, meus filhos já me conhecem por eles, não suporto choro/birra/show ou qualquer ataque infantil desnecessário “parece que o mundo está acabando”, não volto atras em nada e cobro bastante, mas faço o dia do lazer. Trabalho dia todo, me resta só parte noite e um ou outro FDS (uso agenda para tudo, se sumir tô fifi rsrsr) minha carga horário trabalho é pesada, mas largo tudo casa/roupa/comida e faço o dia deles, brincamos, dançamos, rimos, contamos piadas, lemos, assistimos filme até cansar e comemos bobeiras, fazemos aquela farra, parece casa de maluco rsrsrs. Na segunda-feira rotina volta ao normal, mas se por acaso uma das regras forem quebradas, esse dia não acontece. Essa ideia é maravilhosa e dá super certo, depois você pode aperfeiçoar conforme necessidade. Boa sorte, bjss
Pois é, precisamos ser sábias nessa hora, estudo aqui em casa é em primeiro lugar também, nada de moleza, mas a língua afiada tem mesmo oh coisa chata isso né?