Durante a gestação, o rosto é formado através do encaixe de três peças que se unem no centro da face, formando o nariz e os lábios. No entanto, quando há alguma falha durante este processo, o bebê pode nascer com uma condição chamada de lábio leporino.
Também conhecido como fissura labial, o lábio leporino é uma má-formação congênita que faz com que o lado esquerdo e direito do rosto não sejam completamente fundidos durante a oitava semana de gestação. Assim, o maxilar do bebê não se fecha adequadamente.
Essa fissura pode consistir somente na abertura dos lábios e da região gengival, mas também é capaz de incluir todo o palato e a base do nariz. E isso traz diversas dificuldades para o paciente, interferindo na fala, respiração, alimentação e autoestima.
Por isso, o cuidado dessas crianças deve incluir uma junta médica de diversas especialidades.
Desde cirurgiões dentistas – que podem ser acessados via convenio odontologico empresarial – até otorrinolaringologista, ortodontistas, cirurgião buco maxilo-facial e cirurgião plástico.

pretty girl smile closeup
Como o lábio leporino afeta a saúde oral das crianças
Estima-se que, apenas no Brasil, uma a cada 550 pessoas nasçam com essa má formação. E, ainda que não se saiba exatamente qual é a sua causa, a relação com a hereditariedade e com as deficiências nutricionais são bastante notáveis.
Contudo, independente da origem do problema, a fenda palatina afeta diretamente a formação dental dos bebês, a estrutura de todas as unidades dentárias e a formação da arcada dentária.
Por isso, o investimento em um plano odonto empresa pode ser essencial para o tratamento.
Até porque, como os dentes de leites são formados ainda durante a gestação, o lábio leporino pode interferir no:
- Posicionamento dos dentes;
- Tamanho das unidades;
- Formato da coroa dental;
- Número de dentes formados;
- Qualidade da oclusão, entre outros.
Deste modo, esses problemas podem causar dificuldades no processo de fala, na mastigação, no processo respiratório e até na qualidade da audição. É também possível que a criança sofra com infecções crônicas, pneumonia aspirativa e anemia.
Como essa junção dos ossos só pode ser naturalmente feita durante a gestação, sem o tratamento adequado, o paciente deve enfrentar esses problemas durante toda a vida.
Por isso que o acompanhamento médico deve ser iniciado assim que o diagnóstico for feito no pré-natal.
Formas de tratamento e correção
O reparo da fissura labial se dá por meio da intervenção de médicos de diferentes especialidades, que visam corrigir a má formação e recuperar por completo a funcionalidade da mordida, da estética e da saúde do bebê.
Essas intervenções geralmente duram anos e exigem vários retoques ao longo do crescimento das crianças.
Assim, se certificar sobre o plano odontologico empresarial como funciona e sobre o investimento em um plano de assistência médica, pode ser muito valioso.
-
Fechamento da fissura labial
Quando o problema se dá principalmente nos lábios e nas estruturas externas – ou seja, sem afetar o céu da boca ou a região nasal –, a cirurgia e o processo de cura costumam ser mais simples.
Assim, o procedimento médico geralmente é feito quando bebê tem ainda três meses de vida. Mas essa intervenção só pode ser realizada se a criança estiver saudável, dentro do peso ideal e sem nenhuma deficiência nutricional
-
Fechamento da fissura palatina
Já o fechamento do palato pode ser mais complexo, exigindo que o crescimento do maxilar superior esteja dentro dos parâmetros normais. Por isso, essa cirurgia deve acontecer apenas quando a criança tiver entre 18 e 24 meses de idade.
Contudo, em casos em que a fissura é mais complicada, o procedimento reparatório exige que os ossos faciais estejam mais desenvolvidos, assim a cirurgia só será uma opção entre o quinto e o sétimo ano de vida do paciente.
Em todos os casos, o acompanhamento odontológico – por meio de um plano odonto pme – é essencial para auxiliar na alimentação e nutrição dos indivíduos até que a cirurgia se torne uma alternativa possível.
-
Tratamento ortodôntico
A ortodontia é uma parte fundamental do tratamento da fissura palatina. Isso porque, tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes e a estrutura maxilo-mandibular têm características bastante únicas.
Assim, a criança pode ter um atraso no nascimento da dentição permanente, falta de espaço para o nascimento dos novos dentes, hipoplasia da maxila, entre outros problemas. Desta forma, o uso de aparelhos ortodônticos ajuda no combate desses efeitos.
Por isso, antes de investir em um plano dental empresarial é preciso certificar que esse serviço seja mais completo, abrangendo o atendimento ortodôntico e todos os exames necessários para a conquista de uma melhor qualidade de vida.
Conteúdo desenvolvido, exclusivo para o Blog Mãe ao Cubo, pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Sem comentários