• HOME
  • PARCERIA + ANUNCIE
  • LINKS
  • NIQUE
  • O BLOG

Mãe ao ³



Setembro amarelo: Mal silencioso

ETC e TAL - Nique - 3 de setembro de 2018

Setembro começou e com ele uma nova campanha, esta que ocorre em todo o Brasil desde 2015, que tem como objetivo ressaltar da prevenção do suicídio. E durante esse mês será comum ver em diversos locais, seja público ou privado, espaços iluminados com a cor amarela, tudo em prol desta campanha super importante, que é um problema de saúde pública no Brasil e vem crescendo muito entre os jovens. Diariamente, pelo menos 30 casos são registrados. O trabalho de prevenção  e ajuda aos que precisam são cada vez mais intensificados.

“Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta“, explica o site oficial da campanha.

Eu, como mãe nesse mundo virtual onde tudo é motivo de ataque e onde tudo se fala em pensar, fico extremamente preocupada com meus filhos. Por isso constantemente estou sondado o celular, o que aqui em casa tem uso controlado durante a semana devido ao foco nos estudos e obrigações diárias. É preciso estar atenta a  qualquer tipo de comportamento estranho. Sei que muitas vezes conversar com nossos filhos sobre o que eles sentem é algo difícil, pois muitos não se sentem a vontade de conversar com nós pais, mas vale a insistência e claro fazer com que eles se sintam a vontade para se abrir e contar sobre possíveis problemas, mesmo que pra você seja o mais simples. Não temos a menor ideia do que essa simples situação faz na cabeça deles. Portanto, conversar e estar atento ao comportamento é muito importante.

Falar é a melhor solução! Diga sim, à vida!

Achei válido fazer esse post, porque quem me acompanha sabe que passei por uma fase muito triste na qual fui diagnosticada com depressão, e vez ou outra me encontro nesta situação, por isso quis saber mais sobre o assunto, procurando entender meus sentimentos e aprender a lidar com eles. Confesso que nem sempre é fácil, mas luto a cada dia para não passar por isso novamente, É uma sensação horrorosa que não desejo a ninguém, principalmente para meus filhos. Quando me sinto assim, penso logo nos meus filhos sofrendo novamente com tudo o que passei. Portanto não ache que tudo isso é frescura, falta do que fazer, vontade de chamar atenção, fraqueza ou falta de Deus no coração, pois não é. É grave! E merece atenção. Então, em vez de julgar quem passa por isso, vamos procurar praticar mais empatia.

Se você está enfrentando alguma fase delicada e precisa de ajuda, não hesite. Ligue para 141 e converse com um profissional.

 



Post Views: 3.531
Tags | campanha, setembro amarelo, suicidio
 2 10

Compartilhe esse post!

Sobre / Nique

Mãe, esposa, uma mulher realizada, que adora fazer amizades, tecnologia, feminices, caseirices, decoração e organização. Precisando conversar, conte comigo =D

Você pode gostar de:

#semtrabalhoinfantil

19 de outubro de 2012

13 de agosto : VACINAÇÃO

13 de agosto de 2011

Campanha: @Eusou12por8

12 de novembro de 2011

10 Comentários

  • Christinne Pereira 13 de setembro de 2018 at 11:57

    Acredito que estamos no caminho certo, parar tratar do assunto de forma aberta. O Setembro Amarelo é um bom sinal disso, vejo muitos amigos com medo de falar sobre seus sentimentos, e entendo que falar não deve ser fácil – mas, quebrando tabu esse mal, pode começar a ser levado a sério por grande parte da população, que acha de depressão e algo fútil ou mimimi.

    Beijos

    Responder
  • Miriam 11 de setembro de 2018 at 10:06

    A depressão é uma luta diária e dolorosa, fico feliz em ver que a cada ano que passa essa campanha está ganhando uma proporção maior. Tenho pessoas próximas que sofrem e já tentaram o suicídio.

    Responder
  • monica coutinho 7 de setembro de 2018 at 19:44

    Posts como esse são bem importantes. Eu passei por uma fase complicada há alguns anos e precisava muito de apoio e algum lugar para conversar que me convencessem a não me matar. Entrei em sites de ajuda ao suicídio e liguei para números de disk ajuda, mas nenhum havia alguém online. Felizmente um anjo apareceu e me ajudou ou seria possivel que eu não estivesse mais aqui

    Responder
    • Nique 10 de setembro de 2018 at 10:54

      Sei como é essa sensação. Graças a Deus tudo deu certo e você está bem.

      Responder
  • Ingrid Raggio 7 de setembro de 2018 at 09:00

    É um assunto bem delicado e que devemos falar sempre.
    Infelizmente tem gente que faz pouco caso, mas precisamos ajudar o proximo

    Responder
  • Lucimar da Silva Moreira 4 de setembro de 2018 at 08:54

    Essa é uma campanha que deve ser divulgada para todos, pois infelizmente o suicídio vem aumentando, é um mal que precisa seer vencido, excelente essa campanha temos que fazer a nossa parte, ajudar quem está precisando, bjs.

    Responder
  • FERNANDA 3 de setembro de 2018 at 22:11

    Sempre fui da opinião que falar é a melhor solução sempre. As vezes é preciso apenas algumas palavras para compreender, ajudar e resgatar alguém de uma situação ruim.
    Beijos Fê
    http://www.bloglovers.com.br

    Responder
    • Nique 3 de setembro de 2018 at 22:22

      Isso mesmo. Sem cobranças e sem exigências, tudo se resolve. Basta uma palavra de conforto.

      Responder
  • Pati Quental 3 de setembro de 2018 at 20:48

    Muito importante esse post, também tenho depressão e é uma dor imensa. Nada de frescura!
    Os nossos filhos merecem todo carinho e acolhidos sempre, mesmo que relutem em se abrir. Estabelecer essa rede de confiança fortalece muito o psicologico deles.

    Responder
    • Nique 3 de setembro de 2018 at 21:52

      Isso mesmo Pati. Sei como é, pois eu era uma adolescente que não conversava, por isso muitas coisas que passei, ate hoje meus pais nunca souberam. É por isso, que tento de todas as formas conversar com meus filhos.

      Responder

    escreva um comentário Cancelar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts anteriores
    Próximos posts

    Sou mãe de 3, estudante de Nutrição e apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Adoro conversar, dançar e encontrar energia e equilíbrio nos meus momentos na academia. Aqui, divido experiências e reflexões que unem minhas paixões e meu dia a dia. Senta, que lá vem história!

    Últimos vídeos

    • Maternidade

      Auxílios do governo para mãe solteira: valor e quem tem direito

      20 de outubro de 2023
    • Maternidade, Tecnologia

      “Club do Pizu”: A animação educativa no YouTube que ensina crianças a cuidarem do planeta

      7 de julho de 2023
    • Maternidade, Moda

      Compras da loja SHE IN da Letícia

      15 de junho de 2022

    Arquivos

    teacher shirt

    baby tee

    gym shirts

    camiseta geek

    camiseta mágica

    artistic shirts



    Prêmios/Parceiros

    Eu Sou do CBBlogers



    • Redefine Confidence and Curves with Shapellx: Your Go-To for Sculpting Elegance23 de maio de 2025
    • Mini Impressora Térmica Sem Fio Portátil | Maxtop: Praticidade na Palma da Mão9 de maio de 2025
    • HOME
    • PARCERIA + ANUNCIE
    • LINKS
    • NIQUE
    • O BLOG

    (2012 - 2023)